2 de fevereiro de 2012

Sugestões da biblioteca …

Filmes (DVD / VHS) disponível para empréstimo

Título: O sorriso de Mona Lisa / [Título original em inglês: “Mona Lisa Smile"]
Realizador: Mike Newell 
Género: Drama
Ano: 2003




Sinopse:

"Até agora, o melhor filme do ano" David Sheehan, CBS-TV

"O Sorriso de Mona Lisa ilumina-o com alegria e amor”  Clay Smith, ACCESS HOLLYWOOD

Elas tinham tudo. Ela deu-lhes algo mais.
Julia Roberts, vencedora de um Óscar da Academia (Erin Brockovich, 2000) em O Sorriso de Mona Lisa, é uma professora de História de Arte que, em 1953, no pós-guerra, inicia a carreira em Wellesley College, um conservador colégio feminino de elite.
Katherine (Julia Roberts) defende a emancipação da mulher e tem grandes planos para as suas brilhantes alunas. Mas com todo o peso do ambiente que as rodeia, conseguirá esta professora cativar as alunas com as suas ideias liberais?
Num mundo que delimitou a estas raparigas rígidas regras sobre como viver, Katherine vai tentar ensiná-las a pensar por elas próprias e é através das dificuldades das suas alunas em encontrar o seu caminho, que ela irá também aprender a descobrir novas alternativas para a sua vida.
O Sorriso de Mona Lisa é um filme divertido, e encantador sobre uma professora com muito para ensinar sobre a vida e muito para aprender sobre o amor.  






Título: Notting Hill
Realizador: Roger Michell
Género: Comédia / Romance
Ano de lançamento em Portugal: 1999




Sinopse:
William Thacker (Hugh Grant) vive em Notting Hill, um dos bairros mais conhecidos de Londres. Divorciado, partilha a casa com um bizarro galês e é dono de uma livraria sem grande sucesso de Portobello Road.
Prepara-se para outro dia sem grande história, quando a porta da loja se abre. William olha e fica pasmado ao reconhecer a sua nova cliente como Anna Scott (Júlia Roberts), a estrela de cinema mais famosa do mundo. Compra um livro, trocam uma ou duas palavras e sai.
Ainda não refeito da surpresa, William vai ao café para comprar um sumo de laranja. Ao virar da esquina, choca com Anna – encharcando-a de sumo… Numa tentativa de a acalmar, William sugere que vá a casa dele mudar-se.
Anna aceita e quando se vai embora já está mais calma.
Mas regressa alguns segundos mais tarde, porque se esquece de um saco de compras. E sem nenhum saber bem porquê, beijam-se. O livreiro menos sucedido de Londres acabou de ser beijado pela estrela mais famosa de Hollywood…
Um filme dos produtores de “Quatro Casamentos e um Funeral”, o maior sucesso de sempre do cinema britânico.





Título: O par do ano / [Título original em inglês: "America's Sweethearts"]
Realizador: Joe Roth 
Género: Comédia / Romance
Ano de lançamento: 2001



Sinopse:
Para Kiki (Julia Roberts), ser assistente pessoal de Gwen (Catherine Zeta-Jones), uma complicada mega estrela, não é fácil. De facto, torna-se quase impossível, desde que Eddie (John Cusack), o marido de quem Gwen se vai separar é o homem dos sonhos dela. Tudo piora quando Kiki tem que ajudar Gwen e Eddie na sua última aparição pública como "casal" numa festa de imprensa organizada pelo lendário Lee Phillips (Billy Crystal), que exige que tudo corra bem.
Eddie e Gwen são o par mais querido do ano e Kiki é "empurrada" para último plano tendo que tratar da carreira de Gwen, da sua vida pessoal e mesmo da sua caótica vida amorosa.
Mas nesta festa tudo vai mudar. Eddie vai declarar-se, Gwen nem vai acreditar, Kiki vai ficar feliz e Lee vai desesperar...





Título: Confissões de uma mente perigosa / [Título original em inglês: "Confessions of a dangerous mind"]
Realizador: George Clooney 
Género: Drama biográfico
Ano de lançamento: 2002


Sinopse:
A televisão fez dele famoso, mas o seu maior êxito é fora do écran.
Confissões de uma Mente Perigosa conta a verdadeira história de um homem com vida dupla, de dia um autêntico ídolo do entretenimento, à noite um frio e calculista assassino.
Chuck Barris, um jovem ambicioso, concentrado numa carreira de sucesso, percebe que é seguido por uma estranha personagem, que depressa o seduz a entrar no perigoso e secreto mundo da CIA.
Enquanto ganha fama como um dinâmico produtor e apresentador de concursos populares de TV, executa regularmente assassínios para o governo dos Estados Unidos. Completamente envolvido no “glamour” dos seus dois mundos – entretenimento e espionagem – a sua vida entra numa espiral fora de controle. Alvo de criticas pela fraca qualidade dos seus programas, indeciso entre a jovem que o ama e a misteriosa mulher que o domina, e sabendo que está marcado para morrer, ele tem que recuperar o controle sobre a sua vida… ambas as vidas.




Título: Flores de aço / [Título original em inglês: "Steel Magnolias"]
Realizador: Herbert Ross 
Género: Drama
Ano de lançamento:1989




Sinopse:
“O filme do ano! Rápido, divertido, caloroso e inteligente” Me Magazine

“Tente não rir… tente não chorar…
Mas, faça o que fizer, não deixe de o ver!” Bill Harris – Showtime

Uma comédia humana bela e agridoce passada na Louisiana, “Flores de Aço” reúne os talentos únicos das melhores actrizes da América, nos papéis de seis amigas muito especiais, ligadas pelos seus triunfos e tragédias mútuos.
Apesar das suas diferenças, a bela e impulsiva Shelby (Julia Roberts), a sua mãe, M’Lynn (Sally Field), mulher de vontade forte, Truvy, (Dolly Parton) dona de um salão de beleza, a elegante e rica viúva Clairee (Olympia Dukakis), Ouiser (Shirley MacLaine), de língua afiada, e a tímida recém-chegada Annelle (Daryl Hannah) gozam uma amizade que ultrapassa os limites da idade e do status.
Partilhando mutuamente a sua força e a sua lealdade, estas seis mulheres notáveis sobrevivem aos ciclos da vida, do nascimento e da morte para emergirem mais fortes, mais unidas e rindo apesar de tudo.
Aclamado pela crítica, “Flores de Aço” conta ainda com interpretações de Sam Shepard e Tom Skerritt.